terça-feira, 24 de maio de 2011

conversas sobre vida após a morte

Morrer é apenas não ser visto, morrer é a curva da estrada. (F. Pessoa)

A morte é a continuação da vida, sem mim (Sartre)


A morte pertence à estrutura fundamental do ser humano, está sempre presente. É por ela que o ser humano conquista a totalidade da sua vida. Ela é a última extremidade que limita e determina a totalidade do ser. Ela tem o poder de apagar tudo o que não é essencial ao homem. Exige dele aprender a aproveitar o tempo, a vida. Lança-o para o olhar compassivo e com compaixão ouve e escuta os apelos dos outros seres. Passa a enxergá-la não como uma destriuição mas como a última possibilidade. Passa a perceber a vida como algo de imenso valor e lhe dá um sentido para viver e para morrer. Lhe dá a responsabilidade pela existência e a vê como possibilidades a realizar. Aceita o convite para responder as solicitações de tudo o que vêm ao seu encontro.

A partir da apreensão da angústia, o homem se percebe como um ser-para-morte. Ela resulta da imperfeição do homem, da falta de base da existência. Quando isso ocorre, Heidegger afirma haver duas soluções: ou o homem foge para a vida cotidiana (onde se ilude numa suposta segurança e sensação de pertencimento), ou aceita a angústia, manifestando seu poder de transcendência sobre o mundo e sobre si mesmo (suportando e aceitando a solidão, que passa a ser vista não como abandono mas como um estar consigo mesmo). Cada um de nós morrerá a sua morte e viverá a sua vida. Essa tarefa é insubstituível pois ninguém pode fazê-lo em nosso lugar. É algo que está presente desde o momento em que se dá o primeiro sopro de vida. Quando o ser humano vêm à vida, ele já tem idade suficiente para morrer. Ela deveria nos humanizar, nos conduzir a essência do ser homem.
O perigo esta naqueles que julgam e possuir respostas para o indizível, certezas inabaláveis. São mestres do discurso e da retórica e dizem possuir a verdade. Esquecem da fragilidade da vida, estalam-se numa impressão de ela está sempre garantida e assim, se descuidam. Tudo perde seu valor. A morte e o morrer pode nos acordar desse sono. Enquanto aqueles que acolhem a visitação da angústia, podem sentir a dor e o sofrimento da vida e da morte mas, não sentem raiva, desespero ou rancor diante do fim. Possuem a si mesmos e a alegria serena de uma existência intensa, fiel a si mesma, onde não se precisa de certezas mas, de inquietações.

Tiago Villano

3 comentários:

  1. ae, miguel
    eu gostei desse texto do tiago!!
    ia te ligar para dar o tchau no avião, mas me escapou!!!
    como esta ai na suissssa? manda bjs pra deia e kaj! pra ana tb!!

    ResponderExcluir
  2. "Acolher a visitação da angústia..." putz... e não é que é??? tenho passado por esta!
    Adorei querido!!!
    Aproveitem a viagem. Teu blog tá uma graçinha, como tu! Aberto e franco!!
    Abraços muito muito carinhosos prá vcs... jane

    ResponderExcluir
  3. SUPER JANE!!!
    que bom saber que vc tá acompanhando!
    sempre com saudade de vc!
    um beijo super carinhoso pra vc tbm!

    ResponderExcluir