sábado, 27 de agosto de 2011

Saudade


Neste momento deve estar rolando a despedida do T.

Eu tentei ligar no telefone da Hanna, mas num deu certo...estou sem celular e o burro aqui não tem os fones de ninguém, a Hanna é a unica que coloca o cel no fim dos emails..então...paciência..queria muito ligar numa hora que estivessem todos juntos.
Estou com muita saudades de todos!
Aproveito e colo aqui um post que o T fez no blog dele ( dizemqueeuviajo.blogspot.com )
Achei muito bonito e é bem o que estou sentindo agora.
Boa viagem meu irmão!

Já ouvi dizer que os esquimós têm mais de dez palavras que significam "neve", cada uma para um tipo de neve, o que faz sentido se você é um esquimó e saber o tipo de neve pode ser a diferença entre a vida e a morte, mas nenhum sentido no Brasil, onde nunca neva. Eu sei que o feminino de papa é papiza, mas isso também não faz a menor diferença, porque não vai ser tão cedo que vai existir uma papiza.
Não existe nenhuma outra língua no mundo que tenha uma palavra para saudades. Traduz paramiss, em inglês, que na verdade significa "perda". Mas sentir saudades não é o mesmo que sentir uma perda.



E quem disse que a saudade que eu sinto é a mesma que o outro sente? Talvez estejamos presos a uma espécie de torre de babel ao falar de sentimento, e ao, com nossas línguas que têm uma capacidade limitada de descrever as coisas do mundo, fico com a sensação de que não é bem isso.

Como se chama quando você está feliz porque o momento foi muito especial, e triste porque o momento especial se foi, e ao mesmo tempo sabe que foi especial porque não passou de um momento que não voltará?

E o mundo gira e continua sem se importar com o que eu acho.




4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. aê, miguel, em inglês seria homesick, ou banzo (http://www.dicio.com.br/banzo/) para os escravos, mas também não é exatamente isso. eu estava lembrando da minha primeira viagem que fiz a japão em 1981, eu com 26 anos, fiquei por 10 meses em nagano-ken. olhando agora pra trás, acho que dá pra dividir em 3 fases: 1)novidade - quando as atenções estão voltadas totalmente para o novo, para a assimilação, a língua, etc. 2)comparação/julgamento rejeição/aceitação.... e 3)saudade/banzo/homesick - é aqui que me pegou. como mais folga, tempo livre, a mente parou de se ocupar com novidades, eu comecei lembrar de mais das coisas que deixei no brasil, a familia, a namorada.... vixi!! bão, é claro, essa foi a minha história. agora tá aqui agora na minha cabeça, essa foi a minha experiência... depois vc mostra as suas figurinhas e eu mostro as minhas.... heheh. aproveitem tudo !!! a saudade também!!

    ResponderExcluir
  3. Saudade é bem foda, às vezes, pq pode ser muito forte.

    Mas ainda assim, é infinitamente melhor ter saudades do que caminhar vazio.

    ResponderExcluir
  4. pois alam e T! eu sinto isso bem parecido como vcs colocaram aqui...
    ontem estava jantando e uma senhorinha de uns 90 anos toda lindinha e sorridente veio me perguntar se eu estava bem, pois parecia triste.
    ela perguntou se estava "homesick".
    eu disse que sim.
    mas olhando pra ela eu percebi que seria otimo chegar na idade dela, ter a leveza que ela tem, e ter um coracao cheio de saudade de uma vida feliz que continua todos os dias.
    a saudade quando eh forte eh quase ruim, quase doe, mas quando olho bem para esse sentimento nao eh dor o que sinto eh um amor tao intenso que nao tem por onde escapar, pois estamos longe. mas ainda assim eh amor. e nisso ha muita gratidao e eh muito gostoso viver coisas boas pra sentir saudade depois, eh muito bom fazer amigos e sentir saudade depois.

    ResponderExcluir