segunda-feira, 27 de junho de 2011

Roma que perrengue mano!!!


Acordamos às 4 da manhã em Paris, pegamos o taxi 4:45.
O taxista cobrou 60 ENFIAAFACAEGIRA de euros pra fazer o trajeto até o aeroporto de Orli.
Pegamos o vôo para Roma.
Até ai sussa.
Chegamos à estação Termini pegamos um mapa e achamos o albergue indo a pé.
Albergue  tranqüilo, confortável e limpinho.
Vamos pagar? Claro sem problemas...e o cartão? Vai passar ou não??? FILHADUMAPOTRAMALEDITACÁSPITA!!!
Não passou
TENTA DENOVO, MAIS UMA VEZ...
MAISÉMESMOUMAFILHADUMALOBACOMTETAPRADARDEMAMARPRUSMININOGEMEOS!
Por sorte, fui precavido e trouxe comigo francos suíços.
-“You can trocare the cash in the banca! You take the right or you take the sinistra, sorry left, and you will encontrare the banca!!
Nussa mano, pensa num dia tenso! Pensa! mas pensa mesmo!
Você tá num país que não conhece, todo mundo alertando “ Em Roma toma cuidado com bolsa, carteira, eles cobram a mesa, o talher, o guardanapo, sua cueca, roubam turistas, batem nas crianças...”a gente tinha dormido 2 horas, tinha viajado, um calor de rachar mamona, e roda a cidade atrás de banco pra fazer câmbio. Fomos em vários e nenhum fazia, sempre mandando pra outro banco mais longe, onde não fazia tbm...isso sem falar inglês, tuti nu portAAAAliáno!!
E se o cartão não passar? Onde vamos ficar? Como vamos voltar? Não temos passagem de volta!! Nem como pagar! 
No fim a Aninha voltou pra pousada e eu corri todo o caminho de volta pra fazer câmbio na estação Termini.
Paguei 2 noites e liguei pro banco...conversa com o gerente...papo vem papo vai...
“Senhor Atensia, amanhã estará tudo resolvido!”
Capotamos no primeiro dia em Roma, nem saímos do quarto, dormimos direto até o dia seguinte.
O primeiro dia em Roma foi o dia survaivoman, passeamos por todos os monumentos e camelamos Roma toda a pé, sem entrar em lugar nenhum, sem pagar nada!
E acabou sendo um dos dias mais legais na minha opinião, conhecemos o Coliseu (por fora),

 o Pantheon,


a Fontana de Trevi,

 e tudo que tava no mapa que ligava uma coisa na outra.


 Roma é mesmo muito linda.
No dia seguinte o cartão passou, e mais tranqüilos fomos conhecer o Vaticano.
Caímos no papo de uma agência de turismo e pagamos 25 euros pra entrar no museu do vaticano. Que custam 10. Nossa vantagem? Furamos fila!! A “guia” nos guiou da agência até o museu. NOSSAFILHADUMAELEFANTAGORDACOMHEMORRÓIDA! Eu enfiava a fila inteira no toba da morfética da guia! De graça.
É não adianta, em lugares turísticos precisa ficar esperto, não ter medo de perguntar, não ficar com dúvidas, se não entender o sotaque pergunta de novo. Não dá pra ficar com vergonha de perguntar coisas que não estamos acostumados, tipo: eu vou pagar a mais por isso? Posso sentar aqui e não pagar? Posso usar o guardanapo sem pagar por ele?
O museu do vaticano é muito legal, mas tem tanta coisa...quase passamos despercebidos pelo pensador do Rodin, pois ele é pequeno... 

e a capela sistina é foda! É desenho pra caralho, detalhe pra dedél, e pensar que Michelangelo era um coitado...ficou doente fazendo aquilo, e dizem que era infeliz...mas ok! OBRA DE ARTE!
Na capela sistina a parte que mais gostei foi a Sibila de Delfos.

Pois a vó Déte tem um quadro dela e eu ficava fascinado olhando pra ela quando era criança.
Eu gostei também desse cara fazendo bunda lelê e deixando esse velho puto.

No vaticano eu lembrei muito das minhas vózinhas.
 Está tendo uma exposição homenageando o papa João Paulo II, e é muito bonita, dá vontade de chorar e eu vi um monte de marmanjo chorando lá. Verdade.

Minha vó Linda gostava dele, eu lembro que ganhei no primário, no externato são  João, um pôster em alto relevo dele e dei pra ela, ela pendurava na porta do armário dela. Outra coisa, quando eu nasci minha vó deu pra minha mãe uma correntinha de ouro com Jesus na cruz, Minha mãe me deu a correntinha pra me proteger nessa viagem.
Eu benzi a correntinha na igreja do vaticano.

Eu não sou religioso, mas minha vó era, acho que ela teria ficado feliz de saber que essa correntinha foi benzida aqui.
A noite eu a Aninha tivemos uma noite romântica, fomos jantar num restaurante gostosinho, comemos bem, bebemos vinho e não pagamos pra sentar, nem pra usar o guardanapo, pois o serviço estava incluso! Kkkkkk.
No dia seguinte compramos as passagens de volta, resolvemos voltar de trem depois de vasculhar muitas e muitas opções. Carona, busão, avião....a Déia sentou com a gente via skype e viu tudo (mesmo cansada depois do trampo), o Kaj foi até a estação em Zurich pra ver se comprava passagem de busão, o Dominic  ajudou também e disponibilizou seu cartão pra comprar as passagens caso tivéssemos problema com o nosso cartão.  
No ultimo dia em Roma entramos no Coliseu!!! QUEDAHORAAAAAMANOOOOOO!

Fomos com guia!! O cara era uma fofa!!! Explicou tudo com clareza e com humor.
Eu não lembro direito o nome dos imperadores nem as datas, mas pelo que entendi o Coliseu foi mudando muito ao longo da história de acordo com os interesses de cada imperador, foi um grande estádio onde matava um monte de escravos, animais, gladiadores, criminosos, as paredes eram de mármore, depois tiraram o Mamoré pra fazer outro monumento, teve um grande incêndio, 2 imperadores restauraram o Coliseu, o metal foi tirado na guerra pra fazer armas....mussolini cagou no pau....enfim reciclaram o lugar várias vezes, era um lugar pagão, hoje é cristão, encenam a paixão cristo nele, de acordo com os interesses o coliseu foi se transformando ao longo dos séculos, e se ele estivesse no Brasil já seria um grande shopping Center.

Roma é muito legal, tem muita coisa pra ver, as ruínas me fascinam. 

Mas eu particularmente me cansei de tanto turismo. Andamos o equivalente a umas 15 voltas no taquaral só hoje! Ontem dormimos com as pernas pra cima e acordei com câimbra na panturrilha!!!


 ciao!

Um comentário: