terça-feira, 29 de março de 2011

Ouvir

(Ouvir) uma ação que tenta compreender o outro (deveria ser).
Mas o que se faz na realidade, na maioria das vezes é: "como vou responder", "eu penso assim", "como vou reagir"...
Começa e termina sendo uma ação onde os pensamentos se desenrolam no limite de dentro da sua cabeça


Isto é, existe a [ ação de ouvir] , como uma ação que direciona a atenção e interesse no outro
mas que na realidade, o que se faz é direcionar a atenção nas coisas que surgem na sua própria mente, e a faz desenrolar em várias direções.


a ação de ouvir seria a ação de direcionar a atenção e interesse no outro.
mas na realidade
é um estado em que a atenção está voltado ao que acontece dentro da sua própria cabeça

Significa que a atenção está voltada em direção contrária

Pensa em ouvir o outro
mas o que faz é direcionar a atenção nas suas coisas

Um apego a coisas de si

Se alguém diz:
- "essa comida não é gostosa" - recebe como crítica a si
- "esse relatório está a desejar" - desculpe, não tive tempo..., tenta falar de si
- "não gostei disso" - é porque isso, aquilo..., tenta justificar

é claro que se deve falar o que quer falar ao outro
mas antes de mais nada, ouvir o que o outro quer dizer, compreender, e depois disso, se tiver algo que queira falar, falar...

Antes de ouvir o que o outro quer falar, de compreender o outro, estão as minhas idéias, se quero ou não quero fazer.... começa pensar nas suas coisas..... está apegado em sim

não ter atenção ao outro, na realidade, já é em si, um estado de apego ao "eu"

by M.O.

Um comentário:

  1. eu tento:
    vou ouvir mais...
    vou ouvir melhor...
    mas na real
    só estou analisando intensamente
    o que está na minha cabeça
    assim, me considero que "eu ouvi o outro"
    o meu estado interior é : "eu sei o que o outro pensa"
    mas na realidade
    cada vez mais longe do outro
    cada vez mais sem enxergar o outro

    eia, nóis

    ResponderExcluir